segunda-feira, 24 de maio de 2010

PROJETO: DENGUE /CARAMUJO

TÍTULO: “Todos contra a dengue.”
I – INTRODUÇÃO
De acordo com o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em novembro pelo Ministério da Saúde, dos 161 municípios brasileiros pesquisados, cerca de 71 (incluindo 14 capitais) estão em estado de alerta em relação ao perigo de infestação da dengue. Nessas cidades, a cada 100 residências pesquisadas, de uma a três apresentaram focos do mosquito. Tratando-se de uma doença que pode matar, todo cuidado é pouco e a informação é sempre a melhor arma. (Guia Prático para Educação Infantil, Fevereiro/2009).
Paralelamente, a proliferação do caramujo africano vem causando grande preocupação, portanto a necessidade de esclarecimentos a população alertando inclusive sobre a transmissão da esquistossomose.
II – JUSTIFICATIVA
Durante os primeiros meses do ano com as fortes e constantes chuvas aumentam as possibilidades do crescimento dos focos do Aedes aegypti e também do caramujo africano. Analisando a atual situação é necessário nos empenharmos em informar nossos alunos, familiares e comunidade para que como cidadãos, juntos possamos conscientizar a todos da necessidade de estarmos fazendo nossa parte dentro da sociedade.
III – OBJETIVOS
• Sensibilizar os alunos, as famílias e a comunidade para os perigos da dengue e a importância de sua prevenção.
• Preparar as crianças para os cuidados com o ambiente, a saúde e a higiene.
• Oferecer a todos informações sobre o caramujo africano, sua procedência e transmissão da doença.
• Conhecer os procedimentos para com o caramujo africano em relação ao seu extermínio.
IV – METODOLOGIA
1. Leitura informativa (livros, panfletos, jornais);
2. Produção de poemas, parodias, desenhos, etc.;
3. Confecção de folhetos, cartazes, slogans, avisos, recados, bandeiras, etc.;
4. Confecção da máscara do mosquito;
5. Mural;
6. Confecção de uma mosquitérica;
7. Confecção e uso de vaso antidengue com material reciclado;
8. Teatros de fantoches, sombra, etc.;
9. Palestras;
10. Passeata;
11. Parceria com USF - Unidade de Saúde.
V – AVALIAÇÃO
De forma continua, através da observação do professor em trocas de relatos, idéias e experiências entre o mesmo, as crianças e todos envolvidos no projeto, tão como no desenvolvimento das atividades e do crescimento nas descobertas diárias.
VI – CULMINÂNCIA
Passeata pelo bairro
VII – CRONOGRAMA
Março/Abril
VIII – BIBLIOGRAFIA
Revista Guia Prático para Educação Infantil, Fevereiro/2009, páginas 28, 29 e 30.
VIANA, Moacir da Cunha. Coleção Ensino Fundamental 1º grau, pág. 237. Ed. Didática Paulista, 1998.

Um comentário:

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!