sábado, 29 de maio de 2010

PROJETO: SALTIMBANCOS

TEMA: Paz
TÍTULO: “Todos juntos somos fortes”!
I – JUSTIFICATIVA
Sabendo que o momento em que vivemos requer um alerta quando falamos em educação, ressaltamos em nossa escola a valorização do ser humano como um todo, fundamentando nossos objetivos no exercício do respeito, da amizade, da igualdade e da solidariedade.
Compreendemos que as crianças devam conviver em ambientes harmoniosos e que o exemplo seja a melhor estratégia de aprendizagem.
Diante desta concepção trabalharemos no decorrer do ano de 2009 com o projeto “Em busca da paz” com o qual teremos a oportunidade de envolver escola e comunidade em reflexões e ações relativas.
Com o intuito de tornar o tema acessível e prazeroso à faixa etária de nossos alunos elaboramos o projeto usando como ferramenta a história “Saltimbancos”, que faz parte de uma coletânea de contos folclóricos alemães e o conto “Os Músicos de Bremen” (irmãos Grimm) que relata a aventura de quatro bichos que apesar de serem diferentes entre si, tinham o mesmo objetivo: conseguir a liberdade.
II – OBJETIVOS
• Defender um mundo melhor;
• Estimular o respeito, a amizade, a igualdade, e a solidariedade através de boas atitudes;
• Criar e fortalecer vínculos de afetividade entre alunos, professores, funcionários e comunidade.
III - CONTEÚDOS
• Respeito à diversidade;
• Cooperação e solidariedade;
• Interpretação, discussão e reflexão de diversos portadores de textos;
• Desenvolvimento de recursos expressivos;
• Desenvolvimento da linguagem oral;
• Exploração e manipulação de materiais diversos, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
IV – ESTRATÉGIAS
• Hora da leitura;
• Roda de conversas;
• Elaboração de teatros;
• Músicas e danças;
• Pesquisas;
• Confecção de álbuns, livros e painéis;
• Excursões;
• Interpretação, discussão e reflexão de diversos portadores de textos.
V – AVALIAÇÃO
A avaliação constante orientará o professor na adequação dos conteúdos e na elaboração de novas estratégias se necessário.
A observação do grupo e da criança individualmente será feita de maneira sistemática, sendo o registro um recurso facilitador de todo o processo.
Desse modo a avaliação será um instrumento para que o professor possa repensar sua prática e promover avanços na aprendizagem de seus alunos.
VI – CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido do decorrer do ano de 2009, sendo sua culminância no mês de setembro com apresentações de teatros e danças.
VII – REFERÊNCIA
Histórias traduzidas da versão integral da 7ª edição de Kinder-und Hausmärchen, narrativas recolhidas da tradição oral alemã pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. Brasília, 1998.

********************************************************************************
SUGESTÕES PARA TRABALHOS DO PROJETO SALTIMBANCOS:
- Contar a história;
- Trabalhar os animais;
- Amizade;
- Fazer uma apresentação para todas as turmas de um teatro ou músicas do tema;
- União e companheirismo;
- Respeito ao próximo/Diferenças/Idosos;
- Solidariedade.
TRABALHAR COM:
- Dança;
- Teatro;
- Música/Poesia/ e outros portadores de texto;
- Rimas;
- Painéis;
- Listas de nomes de animais;
- Elaboração de livros;
- Trabalho com o livro: "Os músicos de Bremen";
- Dobraduras;
- Pinturas;
- Caixa de histórias;
- Textos coletivos;
- Identificação de sons;
- Cuidado com os animais;
- Animais de estimação;
- Caixa surpresa;
- Caixa porta trecos;
- Caixa de diversos tamanhos e cores;
- Fantoches/Teatros;
- Fichas de figuras.
SUGESTÕES DE LIVROS
- Ciranda das diferenças;
- Quando me sinto...
- O patinho feio;
- Dumbo;
- Dálmatas;
SUGESTÕES DE MÚSICAS:
- Saltimbancos
DVD'S
- Saltimbancos trapalhões
- Dumbo
- Dálmatas

2 comentários:

  1. Bom dia Li,
    Parabéns pelo seu trabalho.Vou usar algumas ideias para trabalhar com meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu projeto. Tb vou usar. Td bem?

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e mais ainda por deixar um recadinho!!! Que o Papai do Céu te abençoe!!!